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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

REGRAS DE TRÊS !!


Consta na história da matemática 
que os gregos e os romanos 
conhecessem as proporções, 
porem não chegaram a aplica-las 
na resolução de problemas.


Na idade média, 
os árabes revelaram ao mundo 
a regra de três. 

Nos Século XIII
o italiano Leonardo de Pisa 
difundiu os princípios dessa regra 
em seu livro Líber Abaci
com o nome de 
Regra de Três Números Conhecidos.






Regra de três simples 


Regra de três simples 
é um processo prático 
para resolver problemas 
que envolvam quatro valores 
dos quais conhecemos três deles. 

Devemos, portanto, 
determinar um valor 
a partir dos três já conhecidos.


Passos utilizados 
numa regra de três simples

· Construir uma tabela, 
agrupando as grandezas 
da mesma espécie 
em colunas 
e mantendo na mesma linha 
as grandezas de espécies diferentes 
em correspondência.


· Identificar se as grandezas 
são diretamente ou inversamente 
proporcionais.


· Montar a proporção 
e resolver a equação.




Exemplos : 


a) Se 8 m de tecido custam 156 reais, 
qual o preço de 12 m do mesmo tecido ?





Observe que as grandezas 
são diretamente proporcionais, 
aumentando o metro do tecido 
aumenta na mesma proporção 
o preço a ser pago.





Observe que o exercício foi montado 
respeitando o sentido das setas. 



A quantia a ser paga 
é de R$234,00.


b) Um carro, 
à velocidade de 60km/h, 
faz certo percurso em 4 horas. 
Se a velocidade do carro 
fosse de 80km/h, 
em quantas horas seria feito 
o mesmo percurso ?






Observe que as grandezas 
são inversamente proporcionais, 
aumentando a velocidade 
o tempo diminui na razão inversa.


Resolução : 





O tempo a ser gasto é 3 horas.

Regra de Três Composta 



A regra de três composta 

é utilizada em problemas 

com mais de duas grandezas, 

direta ou inversamente proporcionais. 




 Exemplo :




a) Em 8 horas, 

20 caminhões descarregam 

160 m3 de areia. 

Em 5 horas, 

quantos caminhões 

serão necessários 

para descarregar 125 m3 ? 







Aumentando o número de horas de trabalho, 

podemos diminuir o número de caminhões. 


Portanto a relação 

é inversamente proporcional 

(seta para cima na 1ª coluna).


Aumentando o volume de areia, 

devemos aumentar o número de caminhões. 


Portanto a relação 

é diretamente proporcional

(seta para baixo na 3ª coluna)


Devemos igualar a razão 

que contém o termo x 

com o produto das outras razões 

de acordo com o sentido das setas.




Resolução :





Será preciso de 25 caminhões.




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