Consta na história da matemática
que os gregos e os romanos
conhecessem as proporções,
porem não chegaram a aplica-las
na resolução de problemas.
Na idade média,
os árabes revelaram ao mundo
a regra de três.
Nos Século XIII,
o italiano Leonardo de Pisa
difundiu os princípios dessa regra
em seu livro Líber Abaci,
com o nome de
Regra de Três Números Conhecidos.
Regra de três simples
Regra de três simples
Regra de três simples
é um processo prático
para resolver problemas
que envolvam quatro valores
dos quais conhecemos três deles.
Devemos, portanto,
determinar um valor
a partir dos três já conhecidos.
Passos utilizados
numa regra de três simples
· Construir uma tabela,
agrupando as grandezas
da mesma espécie
em colunas
e mantendo na mesma linha
as grandezas de espécies diferentes
em correspondência.
· Identificar se as grandezas
são diretamente ou inversamente
proporcionais.
· Montar a proporção
e resolver a equação.
Exemplos :
a) Se 8 m de tecido custam 156 reais,
qual o preço de 12 m do mesmo tecido ?

Observe que as grandezas

Observe que as grandezas
são diretamente proporcionais,
aumentando o metro do tecido
aumenta na mesma proporção
o preço a ser pago.

Observe que o exercício foi montado
respeitando o sentido das setas.
A quantia a ser paga
é de R$234,00.
b) Um carro,
b) Um carro,
à velocidade de 60km/h,
faz certo percurso em 4 horas.
Se a velocidade do carro
fosse de 80km/h,
em quantas horas seria feito
o mesmo percurso ?


Observe que as grandezas
são inversamente proporcionais,
aumentando a velocidade
o tempo diminui na razão inversa.
Resolução :

O tempo a ser gasto é 3 horas.
Regra de Três Composta
A regra de três composta
é utilizada em problemas
com mais de duas grandezas,
direta ou inversamente proporcionais.
Exemplo :
a) Em 8 horas,
20 caminhões descarregam
160 m3 de areia.
Em 5 horas,
quantos caminhões
serão necessários
para descarregar 125 m3 ?

Aumentando o número de horas de trabalho,
podemos diminuir o número de caminhões.
Portanto a relação
é inversamente proporcional
(seta para cima na 1ª coluna).
Aumentando o volume de areia,
devemos aumentar o número de caminhões.
Portanto a relação
é diretamente proporcional
(seta para baixo na 3ª coluna).
Devemos igualar a razão
que contém o termo x
com o produto das outras razões
de acordo com o sentido das setas.
Resolução :

Será preciso de 25 caminhões.
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